domingo, 10 de julho de 2022

"Caso Galileu": manipulação para abalar a hierarquia medieval das ciências

Universidade de Cambridge, Inglaterra
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



WhatsApp Facebook Twitter Skype Pinterest


Os últimos séculos da Idade Média se caracterizaram por um extraordinário florescimento das letras e das artes.

Apareceram, então, artistas e intelectuais que podem ombrear com os maiores que a humanidade tenha conhecido em qualquer tempo.

Porém, nos séculos XV e XVI, a influência do Humanismo e da Renascença prepararam o Protestantismo. Iniciou-se, então, uma Revolução contra a Igreja.

Nesse contexto estourou o “caso Galileu” para tentar desmoralizar a autoridade da Igreja.

A continuação, o Prof. Thomas Woods desmitifica e esclarece com profundo conhecimento da matéria o lado de montagem propagandística anti-católica do caso.


Série da EWTN apresentada por Thomas E. Woods, autor do livro "Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental".


Episódio 4: O CASO GALILEU . Legendado em Português.





AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com o artigo "O Caso Galileu".
Faço apenas uma observação: Galileu viveu nos Séculos XVI e XVII; fora, portanto, da Idade Média, que findou no Século XV.
É um erro comum (às vezes intencional) atribuir à Idade Média fatos ocorridos na Idade Moderna, como, por exemplo, a inquisição espanhola. Tem-se a tendência de atribuir à Idade Média todas as mazelas da Idade Moderna. É preciso ter cuidado para não cair nesse engodo.

Márcio Luís Chila Freyesleben

Luis Dufaur disse...

De fato, Galileu não viveu na Idade Média e o "caso" se insere nos Tempos Modernos.

Publicamos, ainda assim a matéria do Prof. Woods pelas seguintes razões:

1) preservar a continuidade da série das aulas,

2) porque o "caso Galileu" foi muito explorado para denegrir a Idade Média anterior, e serviu para alimentar o falso mito da Era das Trevas.

Luis

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.