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O mais antigo relógio de Paris no Palácio de São Luís |
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Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Paris é reputada capital do requinte e do bom gosto que atravessa os séculos com seu prestígio desde o impulso fundamental que lhe foi dado na era medieval representado pela Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle.
Também pela memória dos homens eminentes em virtude e procura do maravilhoso como São Luis IX, rei da França, quem mandou construir a Sainte Chapelle e o renomado Castelo de São Luís (conhecido como Conciergerie), nos bordes do rio Sena na Ile-de-la-Cité.
Apesar de ser uma cidade atemporal, ela preserva cuidadosamente um relógio que indica as horas aos parisienses há mais de 650 anos.
Hoje é o relógio mais antigo de Paris e o seu magnífico mostrador continua a surpreender os transeuntes instalado na Tour de l’Horloge, parte do referido castelo de São Luis!
O esplêndido relógio foi encomendado pelo rei Carlos V ao relojoeiro loreno Henri de Vic em 1371. Está instalado na torre nordeste do palácio dos reis da França.
Apesar da sua idade avançada, ainda hoje funciona e nunca deixa de surpreender os transeuntes que têm a boa ideia de admirá-lo!
Ele ainda deu seu nome à torre e ao cais onde está localizado, ambos hoje chamados de “de l’Horloge”.
Ele é objeto de manutenção constante, e foi restaurado e remodelado diversas vezes ao longo dos séculos.
Apresenta assim os vestígios de vários soberanos franceses.
Sob o pequeno telhado que o abriga, se observa as iniciais “H” e “C” entrelaçadas, símbolo do rei Henrique II e da sua esposa a rainha Catarina de Médicis.
Mas também “H” e “M” para o casal real de Henrique IV e Marguerita de Valois.
São assinaturas que indicam o trabalho realizado por estes reis e rainhas no emblemático relógio!
O rei Henrique III mandou inscrever uma frase em latim no topo do relógio que lembra às diferentes coroas dos países sobre os quais reinou: as da França, da Polônia e da Lituânia!
Devemos também a ele as duas belíssimas figuras alegóricas que representam a lei (à esquerda) e a justiça (à direita). Essa moldura é obra do escultor Germain Pilon, grande figura do Renascimento francês.
E não é por acaso então que nessa parte da Conciergerie se instalaram os supremos tribunais de Justiça da Franca.
Curiosamente o número 4 (das 16 hs) não está escrito “IV” como sempre se faz em latim, mas “IIII”. Esse recurso era usado em relógios anteriores ao século XV, daí o nome do “quatro de relojoeiro”!
Isto, por duas razões. Em primeiro lugar, prática, porque a notação IIII evita confundir IV e VI, números parecidos porque escritos ao contrário nos mostradores.
E também estético, porque essa escrita permite um equilíbrio gráfico entre as partes direita e esquerda do mostrador do relógio.
Muito dificilmente um relógio em estilo moderno duraria tanto e seria tão admirado envolto em tanto prestígio.
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