MUSICA

Rorate Caeli: "Eu te salvarei, não tenhas medo!"



O “Rorate Caeli” é uma oração, musicada muito belamente pelo canto gregoriano.
Ela é própria para o Advento mas se aplica a todo momento.
Ela implora no período preparatório do Natal que dos páramos celestes chovam as graças sobre a Terra.
Que venha o Menino Jesus, o Justo por excelência, nosso Redentor e que dê à humanidade o que ela não tem porque prevaricou.




Santa Catarina de Alexandria




"Virgo flagellatur", hino em louvor de Santa Catarina de Alexandria. Anônimo, escola de Notre-Dame, Paris.
Letra: A virgem é açoitada, carregada de correntes, atormentada pela fome: mas, enquanto ela permanece fechada na prisão uma luz celestial brilha en volta dela. A doce fragrância enche o ar e as hostes do céu estão lá cantando louvores. O esposo ama sua esposa e a visita como Salvador. A doce fragrância enche o ar e as hostes do céu estão lá cantando louvores. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.




Provai e vede como o Senhor é bom







"Todos os bens do mundo passam logo salvo a boa fama"


Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.

Letra: Todos os bens do mundo passam logo inclusive sua lembrança, exceto a boa fama e a glória. / O tempo leva uns, a outros a má fortuna e sorte, e por fim chega a morte que não perdoa ninguém. / Todos os bens são passageiros e de pouca memória, exceto a boa fama e a glória. / A reputação perdura segura embora seu dono morra; os outros bens são um sonho e tem garantida a sepultura. / O melhor e mais atrativo passa logo, até sua lembrança, exceto a boa fama e a glória. / Procuremos a boa fama que jamais se perde, é árvore que sempre está verde e com a fruta no galho. / Todo bem que merece ser chamado de bem passa logo e sua memória exceto a boa fama e a glória.




"Virgem abençoada sem igual"


Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.

Autor: Pedro de Escobar (ou do Porto), 1465-1535, português na transição para a Renascença. Intérprete: Capella de Ministrers - Diretor: Carles Magraner. Imagens: Pintura Renascentista Espanhola (Joan Reixach)




"Si abrá en este baldrés", Juan del Encina (Salamanca 1468-León 1529)


Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Cantiga de Maio "O que da guerra levou cavaleiros"



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Marcha de Brian Boru (941-1014), Grande Rei de toda a Irlanda



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.

Fotos da Irlanda.




Marcha de Brian Boru (arpa céltica)



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Anônimo do século XIII (Instrumental)






"Guárdame las vacas"



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.





Stella splendens, cântico polifônico



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.
Intérprete: Jordi Savall.




Lamentação de Tristão



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




La seconde Estampie Royale



Do "Le Manuscrit du Roy". Intérprete: Jordi Savall.




"Iudicii Signum", Canto da Sibila (drama litúrgico sobre o Fim do Mundo)



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Drama litúrgico "Principium Effectivum"


Drama litúrgico da Catalunha Medieval. Século XIV, catedral de Girona.




Cantantibus hodie


Do Tropário de Vic, Espanha, século X.




CANTO AMBROSIANO



O lux beata trinitas



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Alleluia. Hodie in Bethlehem puer natus est



Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.




Ave, Sancta Mundi Salus

Autor: Juan del Encina (1468-1529), Cancionero de Palacio 1474-1516.

Autor: Mateus de Perugia, Itália, século XIV. Com Mateus de Perugia, dito o Perusio, a Idade Média entrou na "Ars Subtilior" pelo fim do século XIV. Esta "Arte do mais subtil" caracteriza-se pela extrema complexidade da composição polifónica. Pouco se sabe do Perusio que, como os criadores da Idade Média, não se interessava em ficar famoso, mas em compor para a glória de Deus e de sua Santa Igreja. Seu estilo desconcerta, entretanto, aos críticos modernos, acostumados a músicas mais simplificadas e matemáticamente claras.

2 comentários:

Aline disse...

Olá! Foi bom encontrar o blog, muito informativo! Amei as músicas! Vou visitar sempre!

Unknown disse...

ola foi muito bom visitar esse blog adorei me deu uma pz interior vou visitar sempre que eu puder muito obrigado

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