domingo, 27 de novembro de 2022

Historiadores recusam os mitos anti-católicos e anti-medievais

Castelo de Sully-sur-Loire, França
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





O prof. Thomas Woods escreveu:

“Durante os últimos cinquenta anos, virtualmente todos os historiadores da ciência [...] vêm concluindo que a Revolução Científica se deve à Igreja” (p. 4). 

Não é só devido ao ensino, mas pelo fato de a Igreja ter gerado cientistas como o Padre Nicolau Steno, pai da geologia; Padre Atanásio Kircher, pai da egiptologia.

Capa da obra do Prof. T. E. Woods
Padre Giambattista Riccioli, que mediu a velocidade de aceleração da gravidade terrestre;
Padre Roger Boscovich, pai da moderna teoria atômica, etc;

Réginald Grégoire, Léo Moulin e Raymond Oursel mostraram que os monges deram  

ao conjunto da Europa [...] uma rede de fábricas-modelo, centros de criação de gado, centros de escolarização, de fervor espiritual, de arte de viver, [...] de disponibilidade para a ação social — numa palavra, [...] uma civilização avançada emergiu das ondas caóticas da barbárie que os circundava.

Sem dúvida nenhuma, São Bento
foi o Pai da Europa.

Os beneditinos, seus filhos, foram os pais da civilização européia”
(p. 5).


Este post está baseado no livro do prof. Thomas Woods (“How the Catholic Church built Western Civilization”, Regnery Publishing, Washington DC, 2005, 280 p.) que teve uma edição no Brasil (“Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”, Quadrante, São Paulo, 2008, 222 p.).

O prof. Woods se insere numa vasta e jovem geração de especialistas dos EUA que estão aprofundando com renovando entusiasmo o estudo da Idade Média.

Nesse sentido, só podemos recomendar a obra rica, elaborada segundo o rigor da ciência histórica e abundante em documentação do Dr. Ricardo da Costa, Professor titular do Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM) da UFES.

Para visitar o site do Prof. Ricardo da Costa, CLIQUE NA IMAGEM
O professor da Costa é Correspondente Acadêmico da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona, Membro do Mestrado de Artes (PPGA) da UFES e do Doutorado internacional (à distância) Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea do Institut Superior d'Investigació Cooperativa IVITRA [ISIC-2012-022] da Universitat d’Alacant (UA).

O prof. mantém um site sobre trabalhos da Idade Média que é excepcional a vários títulos.

Um pela qualidade dos trabalhos e outro pela quase unicidade dele, considerada a vetusta animadversão anti-medieval e o atraso em que se encontram no Brasil os estudos sobre a Idade da Luz.

Por isso mesmo recomendamos vivamente o site do Prof. da Costa: www.ricardocosta.com. Basta clicar na imagem acima para acessa-lo.

Vídeo: Destrutores hodiernos do cristianismo, especialmente na União Européia





AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

5 comentários:

Anônimo disse...

graças a são bento, que temos uma europa beneditina...

olga teixeira

Anônimo disse...

Que a igreja católica é a formadora da civilização ocidental é fato, mas fato é, que ela não permitiu que esse conhecimento saísse de sua esfera de domínio. Graças a Reforma Protestante, criou-se nos países que ela predominou não só mais outras matérias científicas de forma oficial entre elas: Química, Física, Biologia, Antropologia, Arqueologia... como também popularizou-se a ciência. Thomas se converteu ao catolicismo vindo do Luteranismo, é elementar que haja uma forte inclinação para exaltar a igreja católica. Nada contra, mas para uma melhor justiça os louros tão decantados aqui em prol da igja católica poderiam muito bem ser dividos com os protestantes. Caso contrário estaríamos até hoje vivendo na era medieval. Haja vista a gama de cientistas e filósofos protestantes que nos deixaram um legado científico ímpar na história mundial.
Eis por exemplo este meio de comunicação pelo qual nos comunicamos. Não veio de um país de formação protestante?!?!
Abs e parabéns pelo site.

Anônimo disse...

Se formos parar para dar mérito a países de acordo com a sua religião predominante, também deveriamos atribuir as duas bombas atômicas da II Guerra Mundial aos Estados Unidos, cujo presidente, na época, era um protestante. Ouentão a um dos mais renomados presidentes, também, dos Estados Unidos, John F. Kennedy, a graça de poder ter evitado uma possível guerra núcelar contra a URSS durante a Guerra Fria.

Anônimo disse...

É uma imbecilidade enorme afirmar, como disse o juvenil aí em cima, que a Igreja não permitia que o conhecimento saísse da sua esfera de domínio.Muito pelo contrário, a própria criou universidades em diversos países, justamente para expandir o conhecimento e incitar o raciocínio lógico.Até mesmo concedia benefícios clericais aos estudantes.Todas as obras e descobertas feitas por padres, bispos ou qualquer um da Igreja eram abertamente estudadas, e não limitadas apenas ao contato de outros padres ou bispos. A Reforma Protestante não passou de um acidente, uma deturpação da concepção de Igreja, seus meios e objetivos.A Igreja protestante é um erro em si mesma.

Anônimo disse...

Entrem no meu google e veja a postagem:(Saiba porque alguns países ricos são protestantes) lógico,eles tomaram a
espada os países JÁ RICOS CATÓLICOS.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.