domingo, 29 de outubro de 2023

Relógio de Paris com mais de 650 anos

O mais antigo relógio de Paris no Palácio de São Luís
O mais antigo relógio de Paris no Palácio de São Luís
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Paris é reputada capital do requinte e do bom gosto que atravessa os séculos com seu prestígio desde o impulso fundamental que lhe foi dado na era medieval representado pela Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle.

Também pela memória dos homens eminentes em virtude e procura do maravilhoso como São Luis IX, rei da França, quem mandou construir a Sainte Chapelle e o renomado Castelo de São Luís (conhecido como Conciergerie), nos bordes do rio Sena na Ile-de-la-Cité.

Apesar de ser uma cidade atemporal, ela preserva cuidadosamente um relógio que indica as horas aos parisienses há mais de 650 anos.

Hoje é o relógio mais antigo de Paris e o seu magnífico mostrador continua a surpreender os transeuntes instalado na Tour de l’Horloge, parte do referido castelo de São Luis!

O esplêndido relógio foi encomendado pelo rei Carlos V ao relojoeiro loreno Henri de Vic em 1371. Está instalado na torre nordeste do palácio dos reis da França.

Apesar da sua idade avançada, ainda hoje funciona e nunca deixa de surpreender os transeuntes que têm a boa ideia de admirá-lo!

Ele ainda deu seu nome à torre e ao cais onde está localizado, ambos hoje chamados de “de l’Horloge”.

Ele é objeto de manutenção constante, e foi restaurado e remodelado diversas vezes ao longo dos séculos.

Apresenta assim os vestígios de vários soberanos franceses.

Sob o pequeno telhado que o abriga, se observa as iniciais “H” e “C” entrelaçadas, símbolo do rei Henrique II e da sua esposa a rainha Catarina de Médicis.

Mas também “H” e “M” para o casal real de Henrique IV e Marguerita de Valois.

São assinaturas que indicam o trabalho realizado por estes reis e rainhas no emblemático relógio!

O rei Henrique III mandou inscrever uma frase em latim no topo do relógio que lembra às diferentes coroas dos países sobre os quais reinou: as da França, da Polônia e da Lituânia!

Devemos também a ele as duas belíssimas figuras alegóricas que representam a lei (à esquerda) e a justiça (à direita). Essa moldura é obra do escultor Germain Pilon, grande figura do Renascimento francês.

E não é por acaso então que nessa parte da Conciergerie se instalaram os supremos tribunais de Justiça da Franca.

Curiosamente o número 4 (das 16 hs) não está escrito “IV” como sempre se faz em latim, mas “IIII”. Esse recurso era usado em relógios anteriores ao século XV, daí o nome do “quatro de relojoeiro”!

Isto, por duas razões. Em primeiro lugar, prática, porque a notação IIII evita confundir IV e VI, números parecidos porque escritos ao contrário nos mostradores.

E também estético, porque essa escrita permite um equilíbrio gráfico entre as partes direita e esquerda do mostrador do relógio.

Muito dificilmente um relógio em estilo moderno duraria tanto e seria tão admirado envolto em tanto prestígio.





AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.