- Outras formas de visualizar o blog: -

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Abadia de Cluny: “alma da Idade Média”


Sobre os prédios de Cluny (celeiro, torres, fachada, etc.) ver também:

Abadia de Cluny: 'alma da Idade Média - I

Abadia de Cluny: 'alma da Idade Média - II

Abadia de Cluny: 'alma da Idade Média - III. Contribuições para o progresso temporal: celeiro, moinho e outras invenções

Papel de Cluny na formação da Idade Média ‒ 1

Papel de Cluny na formação da Idade Média ‒ 2

Cluny comemora 1100 anos envolta numa aura de veneração

A abadia de Cluny, na Borgonha, França, hoje está em ruínas.

Mas ruínas que transmitem uma sublime mensagem. Porque essa abadia foi habitada pela “alma da Idade Média”.

Foi fundada em 910 pelo Bem-aventurado Bernon em terras doadas pelo Duque da Aquitânia, Guilherme o Piedoso.

Nela se sucederam quatro grandes Abades santos — Santo Odon, São Maïeul, Santo Odilon e São Hugo — durante dois longos séculos.

Celeiro de Cluny
A França comemora o aniversário 1100 aniversário da fundação da Abadia de Cluny, a mais célebre e grandiosa da Idade Média, destruída pelo furor dos adeptos da Revolução Francesa a partir de 1789.

O Centro Nacional de Monumentos reuniu, pela primeira vez cerca de 130 obras de arte, esculturas, mosaicos, jóias e alguns dos melhores manuscritos com iluminuras medievais pertencentes ou relacionados com a mítica abadia.

Prestigiosas instituições e coleções particulares prestaram seu concurso.

A organização e direção de uma exposição artística e científica foi confiada a Neil Stratford, curador-chefe emérito do Museu Britânico e membro da Academia das Inscrições e Literatura.

O Prof. Stratford explica a exibição no vídeo.


A abadia de Cluny foi arrasada pela barbárie anticristã dos seguidores da “Filosofia das Luzes”.

No século XXI, a tecnologia digital permitiu reconstituir a imagem daquela que foi a maior igreja da Cristandade medieval: Cluny III.

A denominação “Cluny III” indica que foi a terceira igreja erigida no mesmo local pelos mesmos monges. Algo freqüente na Idade Média, era de continuado progresso, aperfeiçoamento e requinte.

Veja a reconstrução digital:

 

No vídeo seguinte: como se vivia num mosteiro medieval, o exemplo Cluny.

1) breve histórico e descrição de Cluny: igreja, estábulos, fábricas, claustro, sala capitular, refeitório, dormitório, cozinha, padaria, hospital e hospedagem (em espanhol).

2) como viviam os monges medievais: atividades (em espanhol)..

3) o pouco que sobra hoje de Cluny (em inglês).

 
Planta de Cluny III

AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

19 comentários:

Anônimo disse...

não achei o que estou procurando, queria que esse blog fala-se sobre os lugares que compoem o mosteiro de cluny como por exemplo :o cemiterio de monges,capela de notre-dame,biblioteca,celeiro,etc

Luis Dufaur disse...

Caro Anônimo,
se vc. achar em qualquer parte o que procura, por favor, passe-nos o link.
Porque Cluny foi saqueda e devastada pela Revolução Francesa em 1790 e, como diz o post foi literalmente desfeita por Napoleon para aproveitar as pedras numa estrada.
A barbárie revolucionária só deixou vestigios do antigo maior conjunto monástico da Europa. Há um pequeno museu no local. (conferir em http://www.sacred-destinations.com/france/cluny-abbey)
Tal vez sirva para vc. uma reconstrução virtual do que foi Cluny. Está em Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=UJiv626VfvE&feature=related, algo mais completo em: http://www.youtube.com/watch?v=WdZzAoc27R4. E também: http://www.youtube.com/watch?v=ETAyp_pc5Hs.
Luis

Anônimo disse...

bom eu queria saber quais os lugares que constituam o mosteiro de cluny tipo:o cemirio dos monges,abatia entre outros

Anônimo disse...

quade os lugares abadia cemiterio capela biblioteca refeitorio celeiro estabulo porta principal hospedarial latrinas na pag. do google diz que aparece essas coisas.

Luis Dufaur disse...

Estão no terceiro video (em espanhol) onde aparece a descrição da planta da abadia. Isto é,a partir da posição 0:35 m (35 segundos)

Luis Dufaur disse...

Acrescentada uma planta de Cluny III por volta de 1600. Pode se ampliar e movimentar para pesquisa com o cursor.

Anônimo disse...

eu tbm nao achei oque queria aki e estou precisando disso urgente,isso vale 10 pontinhus....entao se alguem achar alguma coisa sobre o celeiro,a biblioteca,etc.favor me informar!!!vlw

Anônimo disse...

Eu Queria Saber , Se Alguem sabe algum vídeo ou pagina da web porque o vídeo foi deletado , eu tenho um trabalho na escola para segunda e tenho que descrever a abadia de cluny o cemiterio dos monges a biblioteca a hospedaria etc . toda a abadia por favor algumem me escreva

Anônimo disse...

eu adorei site fiz 10 pesquisas só nele e tenho certeza que vou tirar uma ótma nota

Anônimo disse...

Isso é muito importante para quem ñ conhecia a Abadía de Cluny

Anônimo disse...

muito legal esse texto!!!!!!

Anônimo disse...

legal mais vocês podiam colocar de outros lugares como: a biblioteca,refeitorio,celeiro,estabulo,etc...

Anônimo disse...

tbén queria q esse site tivesse os lugares do mosteiro de cluny

Regy Milky disse...

ACHEI LINDO SEU BLOG....MUITO BEM COLOCADO E INFORMADO, ALÉM DE MUITO COLORIDO.FOI MUITO ÚTIL PARA OS ESTUDOS DOS MEUS ALUNOS, SOBRE A ABADIA DO MOSTEIRO.
PROF. REGIANE (HISTÓRIA)
BIRITIBA MIRIM-SP

Anônimo disse...

anonimo disse pode ate ser mesmo um pouco legal só que as informações que tem no texto não são as que preciso !!!se pudessem postar os significados das palavras de abadia de cluny eu agradeceria !!!
obg pela compreenção

Luis Dufaur disse...

Prezado anônimo,
De fato v. não é muito claro no que procura, e por isso tal vez não esta achando o que quer.
Se v. quer o significado das palavras ‘Cluny’ e ‘abadia’ eis aqui:
– Cluny é o nome geográfico, do local físico, como qualquer cidade. Fica na Borgonha, na França. Isso v. encontra olhando um mapa, ou no Google Maps neste link: http://maps.google.com.br/maps?q=Abbaye+de+Cluny,+Cluny,+Fran%C3%A7a&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=46.434825,4.658031&spn=0.01325,0.023582&sll=46.434714,4.661604&sspn=0.006625,0.011791&oq=abbaye+de+Cluny,+Fran%C3%A7a&t=h&hq=Abbaye+de+Cluny,+Cluny,+Fran%C3%A7a&z=16
– Abadia é o nome dos prédios onde vivem religiosos sob a autoridade de um superior e seguindo as mesmas normas de vida. Em São Paulo e no Rio de Janeiro v. tem, por exemplo, os mosteiros de São Bento que são abadias.
O termo “abadia” vem da palavra “abba” que significa “pai”. Está na Bíblia e Jesus usou se dirigindo a Deus Padre.
De ali vem o nome de “abade” que é o superior, ou “pai” dos religiosos que vivem com ele, e manda neles. É o caso do superior dos mosteiros de São Bento em São Paulo e Rio de Janeiro, para dar o mesmo exemplo.
O uso do termo “abade” foi introduzido no Ocidente por São Bento na sua Regra (a Regra é o conjunto de normas escritas que o monge ou morador da abadia deve obedecer).
“Abadia” e “mosteiro” na prática são usados como sinônimos. “Abade”, “superior” ou “prior” também são usados indistintamente, embora em princípio há diferenças até importantes.
Os religiosos que passaram a morar juntos no mesmo prédio no local chamado Cluny deram origem ao mosteiro, ou abadia, de Cluny.
Essa abadia de Cluny acabou sendo o modelo de todas as outras. Por isso a importância que ela teve.
Sob todos os pontos de vista: arquitetura, modo de viver, de comer, de trabalhar, de rezar, de organizar a vida, modo de cantar, construir prédios auxiliares para servirem de depósito, adega, celeiro, etc. etc.
Isto ajuda?

Anônimo disse...

site legal.pena que faltam tantos outros assuntos interessantes como:refeitorio,celeiro,estabulo,biblioteca,
capela de notre-dame,cemitério de mongues,porta principal,hospedaria,latrinas.e eram exatamente o que eu nessecitava. mas obrigado mesmo assim.
espero resposta!!!!!!!!

Anônimo disse...

ve se para de ser tao grosso com as respostas!!!!!!

Anônimo disse...

Muita informação importante, mas acho que falta pontos importantes: Informações importantes sobre porta principal,hospedaria,refeitórios,estábulos,bibliotecas,capela Notre-dame etc. Mais detalhes de construções, e para que serviam estas partes citadas acima.

Atenciosamente

Fernanda Cunha

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.