domingo, 24 de maio de 2020

Super-combatividade e confiança em Nossa Senhora: virtudes do Cavaleiro Templário segundo São Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval, Heiligenkreuz, Austria, ©Georges Jansoone
São Bernardo, abade de Claraval, Heiligenkreuz, Áustria
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






São Bernardo instituiu a regra da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Era uma ordem militar de cavaleiros religiosos, com tríplice voto: da pobreza, da castidade e da obediência. Eles viviam no estado militar para a luta contra os infiéis.

São Bernardo então deu-lhes uma teoria da combatividade:

“E assim os cavaleiros carregam como um torvelinho sobre seus adversários, como se se metessem entre um rebanho de cordeiros, sem que, apesar de seu exíguo número, se intimidem ante crudelíssima barbárie e a multidão quase infinita das hostes contrárias.

“Aprenderam já a pôr toda a sua confiança não nas próprias forças, mas no poder do Senhor Deus dos exércitos, em que está a vitória, O qual pode, como sabemos por meio dos Macabeus, pode facilmente por meio de um punhado de valentes, acabar com multidões numerosas.

“E sabe libertar a seus soldados com igual arte das mãos de poucos como de muitos inimigos, porque não está o triunfo na multidão de guerreiro, mas na fortaleza para vencer, que desce do alto”.



São Bernardo aqui expõe uma teoria da confiança na guerra.

Ele figura um punhado pequeno de cavaleiros católicos que se metem no meio de adversários incomparavelmente mais fortes.

Mas, apesar da ferocidade dos adversários, os cavaleiros católicos carregam como lobos no meio de cordeiros.

Hábito-uniforme dos Templários
Hábito-uniforme dos Templários
Quer dizer, a ferocidade do adversário não vale de nada, porque há uma super-combatividade, uma super-força bélica da parte dos católicos que lhes vem toda do Céu.

Eles sabem que eles não têm recursos, que eles são menos numerosos. Mas Deus dá uma força invencível.

Além disso, Deus também cria as circunstâncias favoráveis à luta, por meios às vezes divinamente ardilosos. Deus liberta os verdadeiros cavaleiros dos adversários que podem atacá-los.

Prossegue São Bernardo:

“Experiência grande têm eles dessa verdade, porque mais de uma vez lhes aconteceu derrotar e pôr em fuga o inimigo, lutando na proporção de um contra mil e de dois contra dez mil.

“Enfim, esses soldados de Cristo, por modo maravilhoso e singular, se mostram tão mansos como cordeiros e tão ferozes como leões, de sorte que não se sabe se chamá-los monges ou guerreiros, ou dar-lhes outro nome mais próprio, que compreenda esses dois, posto que sabem juntar a mansidão de uns com o valor e a fortaleza dos outros.

“Acerca de tudo o que dizer senão que tudo isso é obra de Deus e obra admirável a nossos olhos?”

Neste parágrafo, São Bernardo dá a ideia de que o cavaleiro é manso como o monge; quer dizer, ele não ataca ninguém, ele não toma iniciativa de ferir a ninguém, o seu hábito é não estar lutando contra ninguém.

Templários monges
Templários monges
Ele é pacífico como um monge, mas posto na luta, ele é feroz como um leão.

Então, pergunta São Bernardo, o que é que se deve dizer dele? Deve-se chamá-lo leão, ou deve-se chamá-lo monge?

Diz ele: mais do que isso, é o monge-leão, ou o leão-monge.

Quer dizer, o guerreiro que é o homem que se fez frade para ser guerreiro.

Tem então a mansidão do Cordeiro de Deus ‒ Nosso Senhor Jesus Cristo é chamado na Escritura, tantas vezes, de Cordeiro de Deus ‒, mas também tem a combatividade invencível do Leão de Judá, título de Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Bernardo acrescenta ainda:

“Eis aqui homens fortes que o Senhor foi escolhendo desde um confim do mundo até outro, entre os mais bravos da Igreja, para torná-los soldados de sua escolta, a fim de que guardassem o leito do verdadeiro Salomão.

“Quer dizer, o Santo Sepulcro, e ao redor do qual os pôs para que estejam alertas como sentinelas fiéis, armados de espada e habilíssimos, nas artes da luta”.

Os católicos chamados a uma fidelidade autêntica no século XXI também são objeto de uma luta tremenda, se bem que incruenta, por parte dos adversários da Igreja.

Casa mãe dos Templários, Paris 1450
Casa mãe dos Templários, Paris 1450
Eles também são pouquíssimos em face de incontáveis; também têm enfrentado batalhas muito grandes, embora muito pouco numerosos e muito pouco ricos.

E isso acontece porque a força dos católicos não vem deles, mas vem de Deus Nosso Senhor por meio de Nossa Senhora.

Eles têm a experiência do que diz São Bernardo: nossa confiança deve estar toda em Deus.


(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira em 19-12-1966. Sem revisão do autor)




AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado(a)

Gostaria de saber quem é o responsável por este blog. Sou Luciano, gostei do Blog e compartilho o mesmo interesse pela Idade Média. Meu e-mail lucianodsouza@yahoo.com.br

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.